eu não fui ao Ultramar e orgulho-me disso

4 04 2007

O TERRITÓRIO DE GUERRA está dentro da minha cabeça. Da tua cabeça. Não é um território, é mais um plano. Fisicamente ele manifesta-se onde haja um ou mais corpos vivos, mas essa é apenas a centelha da questão de que nos podemos lamentar: a violência, propriamente dita. O resto não sabemos muito bem onde acaba, quando acontece e nem se vem por bem ou por mal. Simplesmente acontece. Dos estilhaços e das crateras que ficam nas nossas mentes desarranjadas brotam, por vezes, flores. Vida! Outras vezes só ficam as manchas do choque de forças e nada mais cresce para esses lados. Então movemo-nos para outros pensamentos…Ou então não.E essas batalhas de ideias e os dilemas que nos ocupam a mente dia após dia? Às vezes até tomámos uma posição definida, mas a luta continua (seja EM nós ou ENTRE nós). E destas batalhas nascem as formas mais vigorosas de vida. Os movimentos artísticos, os Talibans, a democracia e os crustáceos. A variação é espantosa e interminável, tanto quanto o plano por onde se estende o pensamento. Quanto mais viajante a mente é, mais inflexões de forças encontra, mais hábil e conhecedora se torna na luta… e mais cicatrizes grava no Corpo.

Cansei-me e localizei-me. Estrategicamente mergulhei sobre o ponto sensível do problema dos dilemas: como evitar os conflitos e viajar ao mesmo tempo? De uma guerra de 2 anos ou 3 resolveu-se a ideia de que a guerra NÃO tem de estar na minha cabeça! As guerras não são minhas, são das ideias: eu só as observo! É direito do ser consciente não tomar posição. Aprendi a viajar não com a atenção no conflito, mas por cima dele: no após, nas flores que dali nascem ou podem nascer.

Fiz de mim apenas o veículo para poder mostrar a riqueza microscópica que há na panorâmica que se vai deslindando: o Pacífico no plano mental.

Craft
Almada
04.04.2007

Acções

Information

Deixe uma Resposta

